Preciso despir-me do que aprendi. Desencaixotar minhas emoções verdadeiras. Desembrulhar-me e ser eu! Uma aprendizagem de desaprendizagem. Alberto Caeiro
Nós precisamos aprender a processar nossas emoções de maneira saudável! E em geral fazemos isso? Não, infelizmente.
A maneira como as pessoas respondem às próprias emoções geralmente envolve uma série de estratégias mal-adaptativas para reduzir a intensidade e a duração de emoções negativas.
Ansiedade faz parte da vida. Estresse faz parte da vida. Nossas emoções são importantes para nós, mesmo as emoções difíceis e que nos fazem sofrer.
Saber gerenciar o estresse, aprender a lidar com as preocupações e saber relaxar de verdade é essencial para se ter de fato saúde mental.
Para te ajudar de forma prática, eu trouxe cinco insights que você pode começar a colocar em prática hoje para ter uma vida mais resiliente através da construção de significado!
5 Lições para uma vida com significado e direção:
1. Aprenda a lidar com estresse, desafios e a resolver problemas. Aquele jeito de ser e de resolver problemas pode ter funcionado no passado, mas não há garantia de que esteja funcionando no presente e nem que continuará funcionando no futuro. Verdade seja dita, nem sempre percebemos de cara que o jeito que escolhemos (ou fazemos automaticamente) para enfrentar os desafios da nossa vida não está funcionando.
2. Faça as pazes com o seu passado. Veja o que escrevi: faça as pazes. Não ignore o que aconteceu e muito menos se convença de que “foi tudo bem”. Aceitar eventos pessoais dolorosos, tenha sido você responsável por eles ou não, é fundamental para continuar seu caminho e construir uma vida valiosa na presença de memórias difíceis.
3. Abertura para o aprendizado e para mudança é indispensável. O mundo muda. As pessoas mudam. Nós mudamos. Mas pode ser tentador acreditar que já temos idade suficiente para não precisarmos gastar energia para aprender nada novo. Ou, para os mais jovens, pode ser tentador achar que todo mundo mais velho é estúpido e incapaz de produzir lições valiosas. Não caia nessas tentações.
4. Tenha cuidado com o uso do seu tempo. Os seres humanos precisam fazer bom uso do próprio tempo. Isso significa produzir algo positivo para outras pessoas e para si mesmo com o tem o que temos disponível. É isso que traz significado para as nossas vidas. E começar devagar é extremamente válido.
5. Construa uma relação saudável com a sua mente. A relação que estabelecemos com a nossa mente (com as memórias, fantasias, emoções e pensamentos que surgem na nossa cabeça) é determinante da nossa saúde mental. O mais importante: nós podemos aprender a construir essa relação saudável com a nossa mente.
Lembre-se: “Tudo o que vale a pena na nossa vida traz estresse para nós”. Continue acompanhando a nossa newsletter para aprender a gerenciar o estresse de forma efetiva e construir uma vida resiliente e com significado.
Clique aqui e aprenda a se reerguer diante das dificuldades construindo resiliência.
No Papo de Psiquiatra desta semana falamos sobre um tema importantíssimo: Compulsão Alimentar.
Conheça a personalidade excêntrica do bilionário Elon Musk segundo o Modelo de Cinco Fatores.
A Série Clark conta a história de Clark Olofsson, um criminoso controverso que inspirou o termo “Síndrome de Estocolmo”.
A série se baseia nas verdades e mentiras contadas por ele, sempre de forma persuasiva e curiosa. A série disponível na Netflix ilustra um tipo de personalidade que gera muito interesse por parte do público mostrando como Clark foi capaz de enganar e manipular multidões com seu carisma e oratória.
© 2023 Pedro Rosa | Todos os diretos reservados | Política de Privacidade