Sentimos que, mesmo depois de serem respondidas todas as questões científicas possíveis, os problemas da vida permanecem completamente intactos.
Ludwig Wittgenstein.
Algumas pessoas pensam “a vida é resolver problemas (e pagar boletos!)”. Por mais que eu não concorde com essa visão de mundo, inegavelmente a vida inclui muitos problemas e precisamos aprender a lidar com eles.
Alguns problemas a gente consegue resolver, outros a gente consegue gerenciar, e outros devem receber a nossa aceitação radical para que a nossa vida possa seguir em frente.
O objetivo da Newsletter de hoje é trazer um método simples e prático para resolver problemas de maneira eficaz!
Vamos aos 7 passos necessários:
1. Descrição do problema: O primeiro passo é entender seu problema o mais especificamente possível. Descreva de maneira detalhada, sincera e foque no problema em si, não nas suas reações a ele. Não é possível abordar um problema de maneira eficaz se não sabemos exatamente todas as características dele.
2. Estabeleça objetivos claros e alcançáveis: Para estabelecer objetivos para o problema você precisa entender o que você quer mudar exatamente. O objetivo é realista? Leia mais sobre Objetivos SMART, o destaque “Objetivos” no meu Instagram e o episódio sobre o mesmo tema do Podcast Papo de Psiquiatra (disponível no Spotify) podem te ajudar.
3. Brainstorm ou “tempestade cerebral de ideias: Abra a cabeça e pense em novas soluções para o problema a sua frente de forma mais criativa que puder. Lembre-se que a quantidade leva à qualidade: pense em muitas ideias porque quanto mais você pensar, maiores serão suas chances de chegar a ideias realmente úteis. Não julgue, não avalie nenhuma das ideias até depois de concluir esta lista. Pense em variedade: tente pensar nos tipos diferentes de ideias, soluções e decisões.
4. Ao fim da etapa anterior, você pode concluir que precisa de mais informações. Descreva quais informações faltam e estabeleça um plano sobre como obter essas informações. Use os Objetivos SMART sempre que for preciso (podemos falar mais sobre isso nesta newsletter no futuro).
5. Ao obter essas informações, decida por uma das soluções definidas no passo 3.
6. Por último, elabore um plano para implementar a solução escolhida, passo a passo. O segredo aqui é garantir que esses passos não sejam muito grandes. Anote um a um e os enfrente um de cada vez.
7. Monitore seu progresso e descreva especificamente como você vai saber se a solução escolhida funcionou ou não. Caso a solução que você escolheu não funcione, pense no Plano B. O principal aqui é ter persistência sempre!
Percebe que com clareza fica muito mais fácil resolver problemas sem gerar sofrimento e estresse? Se quiser saber mais sobre Objetivos Smart e como construir uma vida mais resiliente com objetivos claros, me deixe saber através do Instagram.
Por falar em Objetivos, vou deixar o destaque do meu perfil a respeito disso, caso você queira se aprofundar no assunto.
No Papo de Psiquiatra dessa semana falamos sobre Substâncias com Alto Risco de Dependência – Cocaína e Crack. Tema importantíssimo para a nossa sociedade, que inclusive está disponível no em vídeo no YouTube.
Veja os pontos fortes de cada personalidade segundo o Modelo de Cinco Fatores.
Neste filme emocionante, Julia Roberts interpreta Erin, uma mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia.
Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto.
A partir de então ela tenta utilizar todas as suas habilidades para convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.
Uma grande história de resiliência e persistência.
© 2023 Pedro Rosa | Todos os diretos reservados | Política de Privacidade