Frase da Semana

“Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer.” – Eleanor Roosevelt

Ludwig Wittgenstein.

#06 – Por que somos tão estressados?

 

Muito se fala sobre estresse e essa é uma palavra que muitos de nós usamos no nosso cotidiano, mas a maior parte das pessoas desconhece seu real significado e suas possíveis consequências sobre o organismo humano.

O estresse pode causar problemas de saúde sérios e eles infelizmente estão cada vez mais frequentes. Isso inclui tanto problemas de saúde “física” (como hipertensão, diabetes, obesidade, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral) quanto psíquicos ou mentais (como depressão, transtornos ansiosos, dor crônica ou insônia).

Tais problemas causam muito sofrimento, comprometem a qualidade de vida, e tomam anos preciosos da vida de muitas pessoas. Isso tudo é suficiente para que todos compreendam o que é estresse de fato e como podemos reconhecer esses efeitos em nosso organismo.

Mas afinal, o que é estresse?

Estresse é simplesmente a reação do nosso organismo diante da percepção de um desafio ou ameaça à nossa frente.

Nosso cérebro checa constantemente o ambiente externo e se o nosso estado mental e físico estão de acordo com o que é esperado. Assim, podemos identificar ameaças presentes e futuras.

Essas ameaças, maiores ou menores, a nossa integridade física ou psíquica, geram respostas de estresse. Esses eventos estressantes também podem ter diferentes características: pode ser físicos, como uma fratura óssea, ou ainda podem ainda ser psíquicos, como a perda de um ente querido.

Também, um evento estressante pode ser breve, agudo, e logo ser resolvido. Ou pode ainda ser duradouro, crônico. Não podemos nos esquecer que mesmo eventos que são em si temporários podem ter consequências bastante duradouras.

Quando estamos diante de um desafio, nosso organismo todo se reorganiza com a intenção de manter a própria estabilidade.

Chamamos esse conjunto de mudanças realizadas automaticamente de Resposta de Estresse: são mudanças que se iniciam no nosso cérebro, reorganizando nossas emoções e pensamentos, e em seguida afetam todos os órgãos do nosso corpo.

É nesta hora que você pode se perguntar: “Se o estresse pode significar maior risco de adoecimento, não seria uma boa ideia então fugir do estresse?!

A verdade é que em alguns momentos das nossas vidas, podemos identificar que certas decisões nos trariam situações futuras muito estressantes e podemos pensar que seria mais sábio optarmos por outro caminho. Em outras circunstâncias, o estresse é inesperado, súbito ou inevitável e neste caso não teríamos escolha alguma.

Mas a conclusão é que, todos nós vamos nos deparar com situações assim ao longo da vida, portanto não temos outra opção senão aprender a gerenciar o estresse para construir uma vida mais resiliente. 

Provavelmente, se você está lendo esta newsletter, um de seus objetivos é ampliar seu conhecimento e capacidade de enfrentamento de problemas e preocupações, por isso nosso conteúdo semanal continuará sempre por aqui para te auxiliar neste processo. Falaremos mais sobre isso nas próximas edições!

 

Muito Além da Saúde Mental

 

🙇🏻 Entenda a relação entre as nossas emoções e a nossa personalidade.

🎙️ Você sabe o que é Psicose? No Papo de Psiquiatra desta semana trouxemos este assunto que gera muitas dúvidas nas pessoas. Clique aqui e assista no YouTube.

📚  Quer se aprofundar no tema da edição de hoje? Clique aqui para ler mais sobre Estresse e seus efeitos em nosso organismo.

 

Indicação da Semana

 

Hoje resolvi trazer a indicação do filme que tem tudo a ver com o tema de hoje da newsletter.

O filme “Gravidade” (Gravity, em inglês) é um thriller de ação que mostra uma astronauta em apuros quando surgem graves problemas em uma missão na órbita do planeta Terra. Ideal para quem gosta de ficção científica, tem um enredo simples com uma sucessão de eventos estressantes que exige da protagonista estabilidade emocional e assertividade na resolução de problemas. Espero que gostem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *