“O momento presente é o único momento disponível para nós, e é a porta para todos os momentos.” – Thich Nhat Hanh
No mundo agitado em que vivemos, muitas vezes nos pegamos imersos em preocupações do passado ou em planos para o futuro, negligenciando o poder transformador do momento presente. Vamos explorar juntos a importância da atenção plena, conhecida como mindfulness, como uma ferramenta essencial para cultivar a presença e encontrar um equilíbrio significativo em nossas vidas.
Nossas mentes têm uma tendência natural de divagar, pulando entre passado e futuro. Ainda que pensar sobre o passaso e planejar o futuro tenham seu valor, ruminações sobre o que já aconteceu e preocupações sobre o que ainda está por vir pode nos afastar da riqueza do presente. A atenção plena nos ajuda a direcionar nossos pensamentos e emoções para o momento atual, nos permitindo lidar com desafios de maneira mais eficaz e desfrutar das alegrias cotidianas.
Assim, Mindfulness é muito mais do que apenas uma técnica; é uma abordagem de vida que nos convida a estar totalmente presentes em cada momento. Trata-se de direcionar conscientemente nossa atenção para o aqui e agora, sem julgamentos. Ao praticar mindfulness, podemos aprender a apreciar os pequenos detalhes da vida que muitas vezes passam despercebidos. Desde a sensação do Sol na nossa pele até a suavidade de um abraço: esses momentos se tornam verdadeiramente preciosos quando vividos plenamente.
Numerosos estudos evidenciam os benefícios do mindfulness para nossa saúde mental e física. A prática regular de técnicas de mindfulness tem sido associada à redução do estresse, aumento da concentração, melhor regulação emocional, melhora de sono e inclusive melhora de diversos parâmetros de saúde física. A incorporação de mindfulness em nossas rotinas diárias não requer mudanças radicais e você pode começar com pequenos passos. Aqui vão algumas dicas:
– Comece com uma prática de respiração: dentre inúmeras práticas que podemos considerar como parte da tradição de mindfulness, as práticas respiratórias são excelentes opções para começar.
– Escolha um momento específico: Escolha um momento do dia para praticar o mindfulness. Pode ser ao acordar, durante as refeições ou antes de dormir. Tente fazer disso um hábito diário, incorporado à sua rotina.
– Comece com pequenas sessões: Inicialmente, comece com sessões curtas, de 5 a 10 minutos. Com o tempo você pode prolongar a prática na medida que se sentir mais confortável.
– Aceitação é uma palavra-chave: mindfulness não envolve a eliminação de pensamentos e emoções. Mindfulness envolve uma atitude de não julgamento a respeito daquilo que se passa na nossa cabeça, mesmo que não seja agradável.
– Aceite os pensamentos: Não tente eliminar os pensamentos, mas também não se apegue a eles. Quando sua mente vagar (e isso é normal), gentilmente traga sua atenção de volta ao presente.
Com rotinas cada vez mais estressantes e um aumento considerável dos transtornos mentais, poder contar com um prática que nos permite desacelerar e exercitar a atenção plena é um grande benefício para nossa saúde mental.
Ficou curioso para saber mais sobre esse tema tantas vezes mal explicado? Fique ligado nas próximas edições desta Newsletter!
A indicação da semana é a série da Netflix “Explicando a mente”. Cada episódio trata de um tema: memória, sonhos, ansiedade, meditação, foco, personalidade e criatividade, por exemplos. Os temas são abordados com explicações de neurocientistas, artigos científicos e depoimentos de outras pessoas ligadas ao assunto.
© 2023 Pedro Rosa | Todos os diretos reservados | Política de Privacidade