“A felicidade é como uma borboleta: quanto mais você a persegue, mais ela foge. Mas se você voltar sua atenção para outras coisas, ela virá pousar suavemente em seu ombro.” – Henry David Thoreau
Cotidianamente o nosso humor está relacionado a uma série de fatores, alguns deles sob nosso controle e alguns deles fora do nosso controle.
Um dos mais importantes desses fatores é o número de atividades prazerosas que fazemos. Felizmente, esse fator está em grande medida sob nosso controle.
É intuitivo perceber que, conforme temos mais atividades agradáveis, melhor vamos nos sentir e assim será possível lidar bem com os desafios do nosso dia a dia.
Isto é, quando mais fazemos atividades agradáveis, fica mais viável lidar com situações estressantes e que pioram sintomas depressivos.
Para isso, é importante selecionar atividades que sejam prazerosas e agradáveis para você incluí-las e mantê-las na sua rotina sempre.
E como fazer isso? Veja algumas dicas abaixo:
– Essas atividades devem ser acessíveis, disponíveis no dia a dia. Não adianta ser algo que não está disponível pra você no cotidiano.
– Não escolha atividades repetitivas e que servem para tentar controlar sentimentos negativos, como jogo excessivo, assistir muitos episódios de séries ou substâncias de abuso.
– É possível que em alguns momentos você precise se distrair de emoções difíceis, mas fazer isso com frequência na verdade piora a depressão e transtornos ansiosos. Ter atividades agradáveis no seu cotidiano é muito diferente de fugir de emoções desagradáveis!
– Procure atividades que tenham a ver com os seus valores pessoais, com aquilo que é mais importante para você.
– Busque atividades de tamanhos diferentes. Você pode tirar 10 minutos para relaxar e tomar um café ou um chá durante a tarde, longe do celular. Ou pode toda a semana programar algum passeio novo que te interesse, como conhecer um parque na sua cidade ou conhecer um novo comércio, restaurante ou café.
– Inclua pessoas importantes pra você nessas atividades sempre que puder. É possível que você precise ativar relacionamentos antigos ou conhecer novas pessoas para isso.
Para começar na implementação dessas atividades prazerosas, faça o seguinte:
1.Selecione as atividades que você vai incorporar na sua rotina.
2.Em seguida, faça um plano com dia e hora que você vai fazer essa atividade.
3.Assuma isso como um projeto pessoal para viver melhor.
É importante entender que muito além de humor para baixo, pensamentos negativos, culpa, falta de energia e falta de esperança, a depressão e outros transtornos mentais incluem uma redução da intensidade e frequência de emoções positivas e prazer cotidiano.
Por isso é fundamental observar suas atividades diárias e o tempo que você dedica a cada uma delas. A observação e reflexão sobre a sua qualidade de vida e felicidade é fundamental para obter mais resiliência e prevenir doenças.
© 2023 Pedro Rosa | Todos os diretos reservados | Política de Privacidade