Frase da Semana

Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença.

Benjamin Franklin

#20 – Pensar de mais nos problemas não ajuda a resolvê-los.

 

Alguma vez você já disse a frase: “Prefiro não pensar nisso”?

 

A nossa vida é uma eterna dualidade entre esse sentimento de que não queremos mais pensar em algo, por conta de um problema ou desafio à nossa frente, ou quando acabamos pensando demais em determinado problema ao ponto desse problema não nos deixar em paz.

 

A verdade é que precisamos de um balanço entre pensar menos e pensar demais em um problema.

 

“Prefiro não pensar nisso”.

 

Infelizmente, ouço muito essa frase. Pode ser em referência a um problema, ou a alguma ideia desagradável que fica surgindo na cabeça, mas muita gente me diz isso. Se estivermos falando de um problema, já falei por aqui que ignorar problemas é um péssimo método de viver.

 

“Não consigo parar de pensar nisso”.


Também ouço muito essa frase. Por mais que algumas pessoas tenham dificuldade em parar de pensar em algo, de alguma forma ou de outra está convencendo a si mesmo que, se continuar pensando em algum tema difícil, vai encontrar uma soluçãoPensamentos repetitivos intensos e difíceis de controlar acontecem em muitos transtornos mentais, como depressão e transtornos de ansiedade.

 

Pelo que vejo no consultório, as pessoas acabam se dividindo entre um desses dois pólos: ignorar um problema ou pensar excessivamente nele. Francamente, nenhum deles é bom pra saúde mental.

 

Reflexão é uma solução intermediária para esses dois pólos. Aprender a refletir pode não ser fácil, mas é absolutamente necessário no mundo de hoje, onde somos bombardeados por sucessivos problemas que exigem solução muitas vezes rápida.

 

A boa notícia: existe método para resolver problemas e existem maneiras de lidar com preocupações. Tudo isso é necessário para que se possa gerenciar estresse de forma saudável.

 

Cedo ou tarde, todo mundo percebe que na vida existem muitos problemas e justamente para que a vida não se torne SÓ esses problemas que precisamos aprender a lidar com eles de uma maneira saudável. Precisamos aprender a gerenciar os problemas para construir uma vida satisfatória APESAR dos problemas, e não os deixar engolir nossa vida!

 

Conhecer e aplicar as ferramentas para lidar e resolver esses problemas com sucesso permite que você enfrente as dificuldades e aproveite a vida, ultrapasse barreiras e siga em frente com os seus planos e objetivos.

 

E como se parece um bom solucionador de problemas?

 

Um bom solucionador de problemas é aquele que é flexível adaptável às mudanças na vida. Pense no seguinte ditado: “As pessoas não podem direcionar o vento, mas podem ajustar as velas”. Ainda, uma pessoa competente em solucionar problemas procura ver oportunidades de crescimento nos problemas que surgem, ao invés de grandes ameaças.

 

Para você entender melhor, dividi maneiras diferentes de resolver problemas:

 

1) Quanto a visão do problema:

Otimista: reconhece que a vida é cheia de problemas e os engaja não como desastres sem solução, mas como oportunidades (sempre que possível);

 

Pessimista: engaja problemas como ameaças a sua integridade e duvida da própria capacidade de resolver os problemas.

 

2) Quanto ao engajamento do problema:

Planejador: estabelece metas realistas e muito organizadas para resolver os problemas e avalia seus resultados de maneira precisa e sistemática;
 

Jeitinho: age impulsivamente buscando gambiarras;

 

Evitador: gasta muita energia e tempo fingindo que os problemas não existem e se esquivando deles.

 

E claro, o mais eficaz é um jeito otimista planejador. De forma oposta, um jeito pessimista com jeitinho ou evitador vai só piorar os problemas e a vida como um todo ao longo do tempo.

 

E você, que maneira costuma usar para enfrentar os seus problemas? Se quiserem mais ferramentas para enfrentar os desafios da vida, me deixe saber através das redes sociais.

 

E é possível mudar? SIM!

Na semana que vem te conto mais!

 

Muito Além da Saúde Mental

 

📖 É com grande alegria que anuncio a minha coluna semanal no “ISTO É BEM ESTAR”, onde abordarei temas relevantes sobre saúde mental. Clique aqui para ler o texto desta semana e acompanhar meus artigos por lá também.
 

🎙Você afasta ou aproxima as pessoas? No episódio desta semana do Papo de Psiquiatra nós falamos sobre a relação entre personalidade e a habilidade de cultivar relações interpessoais. Clique aqui para assistir!


🧠 Se você é profissional da área da saúde, esta semana eu publiquei um vídeo sobre a Psicopatologia Contemporânea, vale a pena conferir.

 

Indicação da Semana

 

Geralmente eu não indico livros em inglês, mas este título tem tudo a ver com a newsletter de hoje, então vale a pena conferir se você se interessa pelo tema, o que neste caso também pode levar ao treino da sua habilidade de leitura em outra língua.


O livro “Solving Life’s Problems: A 5-Step Guide to Enhanced” te ajuda a lidar melhor com problemas e circunstâncias estressantes da vida, a aumentar sua capacidade de seguir uma mudança de estilo de vida, diminuir o estresse emocional e melhorar seus relacionamentos pessoais.


Ele é um guia, um programa fácil de 5 passos chamado ADAPT, ‘Mudanças de vida SÃO possíveis!”. O ADAPT é baseado em um método comprovadamente eficaz de intervenção comportamental chamado Terapia de Resolução de Problemas (PST), e é simples o suficiente para ser aplicado até mesmo nas agendas mais movimentadas.


Se você está em busca de habilidades necessárias para lidar com os problemas que você está enfrentando, escolher soluções eficazes e melhorar a qualidade de sua vida, este livro é para você.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *