Frase da Semana

“A atenção plena exige apenas que prestemos atenção às coisas e as vejamos como elas são. Não exige que mudemos nada”


Jon Kabat-Zinn

#23 – Aprenda a relaxar de verdade.

 

Você sabe relaxar de verdade?
 

Essa pergunta pode parecer estranha em um primeiro momento, mas muitas pessoas acabam percebendo que não, não sabem efetivamente relaxar.
 

saúde mental e o relaxamento estão intrinsecamente relacionados. O fato é que o relaxamento desempenha um papel fundamental na promoção e manutenção da saúde mental, uma vez que serve como um antídoto para o estresse tóxico a que muitos de nós é submetido regularmente.
 

relaxamento, seja por meio de técnicas de mindfulness, como atenção plena à nossa própria respiração, o yoga ou até tirar um tempo de qualidade para si mesmo (e não pseudolazer, como eu expliquei na na newsletter número 7, de 17/07/23), podem fazer toda a diferença em momentos difíceis das nossas vidas.

 

Ainda, aprender a relaxar de verdade também pode melhorar a qualidade do sono. Faz todo sentido que o nosso organismo não nos deixe dormir se não estamos relaxados. Estar tenso, preocupado, esperando por algum problema “explodir” sinaliza para o nosso próprio organismo que não estamos efetivamente seguros, e somos biologicamente programados para dormir somente em segurança.

 

Uma maneira muito eficiente de efetivamente relaxar é aprender a evocar o que chamamos de resposta de relaxamento, o tal antídoto para reações de estresse que eu mencionei no começo desta newsletter.

 

E afinal, o que é a resposta de relaxamento?
 

Resposta de relaxamento é um estímulo auto-induzido, isto é, produzido por nós mesmos no nosso organismo, com a capacidade de reduzir os efeitos do estresse.
 

Ela é capaz de auxiliar na regulação afetiva e cognitiva que acaba sendo muito prejudicada no estresse, assim como é capaz de reduzir efeitos físicos do estresse, como a pressão arterial elevada, a frequência cardíaca aumentada, e também da cascata inflamatória sistêmica responsável por inúmeras doenças importantes.
 

Essa resposta de relaxamento é evocada quando produzimos em nós um estado mental alerta e com uma atitude aberta e receptiva a experiências físicas e mentais que surgem espontaneamente para nós.
 

Este é um estado mental diferente do estado que geralmente temos ao levar nossa vida no cotidiano. No nosso cotidiano, muitas vezes nos vemos fazendo múltiplas tarefas simultaneamente e tentando freneticamente modificar o que pensamos e sentimos. Você já se sentiu assim, precisando controlar o que você pensa e sente para conseguir “tocar o dia pra frente?”
 

Aqui, vamos fazer o contrário. Vamos escolher experimentar as nossas sensações e emoções de forma completa, momento a momento, focada no presente. Não se busca recusar, evitar ou inibir sentimentos ou sensações desagradáveis ou até mesmo perturbadores. 

 

Os princípios para a evocação de uma resposta de relaxamento não são complexos. 

As duas condições necessárias para evocar uma resposta de relaxamento são:

  1. um estado mental alerta;

  2. e aberto para a experiência presente.

 

E como planejar essas duas condições?

Um local calmo onde possa ficar com os olhos fechados para minimizar distrações;

Uma posição confortável onde possa obter esse relaxamento, mas que minimize o risco de adormecer;

Um dispositivo para foco mental: sua respiração, um sentimento, um pensamento, uma imagem ou seu próprio corpo. Isso serve como um substituto para preocupações e sentimentos que surgem em contexto de estresse. Já que não é possível deletá-los da nossa mente, substituí-los por elementos compatíveis com uma resposta de relaxamento é uma boa ideia.

 

Há técnicas práticas e acessíveis a qualquer um para evocar a resposta de relaxamento. Vamos usar a respiração como um jeito de relaxar. Fazemos isso porque a respiração é uma função parcialmente autônoma do nosso sistema nervoso: podemos modificá-la, mas claro ela ocorre mesmo sem a nossa vontade. Assim, é uma maneira de indiretamente modularmos nosso cérebro!
 

respiração relaxada é uma abordagem simples para o relaxamento e que envolve uma respiração mais lenta, profunda, regular e relaxada. Ela é uma das abordagens mais fáceis para evocar a resposta de relaxamento, um antídoto para o estresse! 

 

Bom, como aprender a fazer isso rapidamente?

respiração relaxada é o seguinte:

• Concentre-se em fazer inspirações e expirações um pouco mais longas a cada vez que você respira.

• Em seguida, concentre-se em uma expiração lenta, tranquila e profunda.

• Procure fazer a expiração um pouco mais lenta do que a inspiração. Você pode contar mentalmente na inspiração “1 … 2 … 3 … 4” e, em seguida, “1 … 2 … 3 … 4 … 5” durante sua expiração.

• Você pode optar por não prender a respiração ao final de suas inspirações ou expirações. Pode pode se permitir mudar lentamente de inspirar para expirar, por exemplo.

• Permita-se ficar um pouco mais relaxado a cada respiração.

• A respiração relaxada é um processo normal e natural, então não se esforce demais. Apenas permita que esse processo aconteça naturalmente. Não existe uma maneira perfeita de fazer isso.

• Tente não se esforçar para relaxar demais. Tentar se forçar a relaxar é como tentar se forçar a cair no sono. Quanto mais você tenta, é menos provável que isso aconteça. É melhor apenas se permitir relaxar.

• Você pode escolher praticar por 5 minutos, 10 ou mais, como 30 minutos. DICA: Coloque um alarme para que você saiba quando cessar o exercício.

 

Gostou? Que tal treinar essa sua nova habilidade de relaxamento? Clique aqui para acessar um conteúdo exclusivo no meu canal do Youtube que pode te ajudar.

 

Muito Além da Saúde Mental

 

🎙Se você é profissional da área da saúde, assista o vídeo no meu canal sobre RDoC (Research Domain Criteria): Psicopatologia Baseada nas Neurociências. Clique aqui.

🎙No episódio #73 do Papo de Psiquiatra nós falamos sobre Narcisismo e Empatia, vale a pena conferir. Clique aqui para assistir.
 
🧠No próximo sábado, dia 11 de novembro, eu o Dr. Mauro de Medeiros Filho, vamos ministrar o curso “A mudança de paradigma para diagnósticos psiquiátricos de crianças à adultos”, é a sua última chance para se inscrever. Clique aqui para garantir sua vaga.

 

Indicação da Semana

“Headspace – Guia para Relaxar” é a primeira experiência interativa sem história da Netflix, projetada para ser acessada pelo usuário a qualquer hora e em qualquer lugar.

O guia apresenta as vozes para fornecer ao espectador três caminhos personalizáveis: Meditar (uma sessão guiada simples), Relaxar (para um relaxamento diário), ou Dormir (para acalmar a mente e o corpo antes de dormir).

Durante a experiência, os espectadores podem criar um caminho com base em seus sentimentos no momento e restrições de tempo, e a jornada “Dormir” pode até terminar com uma história para dormir. Uma ferramenta interessante para quem busca iniciar ou aprofundar seu relacionamento com uma prática de meditação, ou talvez apenas ter uma boa noite de descanso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *