Frase da Semana

“O processo de leitura possibilita essa operação maravilhosa que é o encontro do que está dentro do livro com o que está guardado na nossa cabeça.” Ruth Rocha

#24 – Os benefícios da leitura para a saúde mental.

 

Para mim, ler é uma (dentre muitas) formas de gerenciar estresse, de me manter atualizado e de acumular mais conhecimentos e habilidades na minha profissão.

Ler pode significar mergulhar em um outro mundo, apreciar uma bela peça de arte, crescer profissionalmente ou assimilar conhecimentos e habilidades necessárias para lidar com algum problema importante na vida. Em geral, estou sempre lendo um livro técnico e um livro não técnico. Um livro que me ajuda na minha profissão e outro que é um hobby.

A leitura é verdadeiramente uma academia para o nosso cérebro, oferecendo assim benefícios para a saúde mental.

Em um nível cognitivo, a prática da leitura estimula diferentes áreas do cérebro, nos ajudando a construir uma reserva cognitiva que certamente será útil no nosso envelhecimento. O ato de interpretar palavras, visualizar cenários e compreender tramas exige um envolvimento cognitivo profundo, promovendo a neuroplasticidade e fortalecendo as conexões neurais.

Além disso, a leitura é uma poderosa ferramenta para melhorar a concentração e o foco.

Em um mundo cada vez mais cheio de distrações, dedicar tempo à leitura requer um comprometimento ativo, o que, por sua vez, aprimora a capacidade de concentração. Essa prática constante de foco pode ser transferida para outras áreas da vida, melhorando a produtividade e a qualidade do trabalho.

Mergulhar em um bom livro pode ser uma forma eficaz de escapar das pressões do dia a dia, proporcionando uma pausa valiosa e permitindo que a mente descanse.

Entretanto, pode ser difícil (re)estabelecer esse hábito de leitura. Veja algumas dicas sobre como construir esse hábito!
 
1. Reserve tempo só para isso. Escolha uma boa opção na sua agenda e só mude esse agendamento em situações REALMENTE extraordinárias.

2. Tenha um livro sempre consigo. Eu leio muito no Kindle e sempre tenho alguma leitura para fazer caso me veja desocupado.

3. Escolha uma razão IMPORTANTE para ler. Você pode ler para melhorar uma habilidade profissional, para entender melhor de um tema que te interessa, ou até para lidar com um problema da sua vida. Escolha uma leitura que seja útil pra você!

4. Tenha um canto de leitura: poltrona confortável, boa iluminação, almofadas etc. Faça com que esse seja um momento de relaxamento.

5. Faça com que seja prazeroso: ou vá a um café que você gosta, também para ter um momento para si próprio.

6. Reduza o consumo de telas. Você NÃO precisa escolher “a próxima série” para assistir.

7. Compartilhe a leitura com alguém. Clubes de Leitura são uma ótima ideia, ou mesmo perguntar a pessoas que você conhece o que elas estão lendo.

8. Faça uma lista de livros que despertaram seu interesse. Quando eu não sei o que ler, eu busco a minha lista e sempre encontro algo legal para o momento!
 
A leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento. Seja através de ficção ou não ficção, os livros oferecem uma oportunidade única de aprender sobre uma variedade de temas.

A leitura vai além de ser uma simples atividade de lazer; é um investimento contínuo na saúde mental. É um meio de fortalecer nosso cérebro, proporcionar alívio do estresse, nos apresentar novos mundos e expandir o conhecimento. Portanto, da próxima vez que pegar um livro, saiba que está fazendo um bem significativo para si mesmo!

 

Muito Além da Saúde Mental

 

🎙O Narcisista tem a capacidade de mudar? Respondemos a essa pergunta no último episódio do Papo de Psiquiatra. Clique para assistir.

🧠 Na minha coluna na “ISTOÉ BEM-ESTAR” desta semana eu falei sobre “Apego e como as relações ao longo do nosso desenvolvimento moldam a nossa personalidade”. Leia aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *