“Quando é óbvio que os objetivos não podem ser alcançados, não ajuste as metas, ajuste as etapas da ação.” Confúcio
Na última newsletter eu falei sobre como mudamos a nós mesmos e a nossa vida. Hoje vou prosseguir com essa linha para te ajudar ainda mais nessa tarefa tão importante de escolher nossos objetivos e valores de uma maneira mais eficaz.
Lembrando que a edição anterior da newsletter está disponível no Blog, e você pode acessá-la clicando aqui.
Você já parou para pensar em quais são os valores inegociáveis na sua vida?
Escolher valores muitas vezes não é fácil, mas garanto que vale a pena. É uma daquelas habilidades que podemos aprender a fazer cada vez melhor ao longo do tempo e que acaba sendo útil pra gente em inúmeras situações.
Hoje eu decidi trazer aqui para vocês algumas orientações sobre isso. Especificamente, achei bacana ajudar vocês a lidar com a lista de cem (100!) valores que eu disponibilizei para vocês para download, basta clicar aqui para acessar.
Vamos ao passo a passo, de como você pode escolher os seus valores de forma mais assertiva:
1. Leia a lista completa dos Valores com calma e reflexão. Sugiro que você faça isso duas vezes ao menos.
2. Classifique cada um dos 100 Valores em 3 grupos:
MUITO importante para mim
Importante para mim
Pouco ou nada importante para mim
3. Você pode fazer isso em relação a sua vida em geral, ou para cada área da sua vida: trabalho/estudo, relações interpessoais, saúde física/mental/crescimento pessoal ou lazer.
4. Selecione apenas os Valores que você classificou como “MUITO importantes para mim”.
5. Faça uma priorização, selecionando os 5 principais valores desses todos que você identificou como muito importantes.
Após esse exercício, desafie a si mesmo de maneira sincera: “Por que isso é importante para mim? Esse é REALMENTE o meu valor? É esse valor que descreve a pessoa que eu quero me tornar?”
Avalie novamente as prioridades, compare os valores entre si e pense: “Se eu tivesse que escolher entre estes dois, qual escolheria?” É natural nesta etapa que você prefira modificar a sua escolha final dos 5 valores mais importantes.
Estabeleça uma lista final atual com estes 5 valores mais importantes. Após a definição desta lista, reflita sobre eles: “No último mês, você tem agido de acordo com esses 5 valores? Como seria uma vida mais coerente com eles? Quais comportamentos você precisaria mudar para agir de acordo com esses valores?”
Repita esse processo periodicamente. Você vai descobrir que vale muito a pena!
Até a semana que vem!
© 2023 Pedro Rosa | Todos os diretos reservados | Política de Privacidade